Farol Pesquisas

O Farol Pesquisas produz

Levantamentos de dados e documentos públicos, cruzamentos de informações, relatórios e diagnósticos de temas realizados a partir de buscas em base de dados na internet e em portais da transparência, diários oficiais, pedidos de lei de acesso à informação em órgãos públicos e governos. Pesquisas de processos judiciais. Informações públicas que podem ser o começo para uma investigação mais ampla e inédita. Fortaleça suas ações, amplifique o discurso com informações que possam defender de forma objetiva e isenta seus projetos ou preencher a necessidade de informação profundas, checadas e bem apuradas.

O Farol Pesquisas foi criado para atender as necessidades por conteúdo de entidades do Terceiro Setor,  instituições que precisam de informações confiáveis para seus projetos, causas relevantes mais ainda pouco exploradas ou queiram fortalecer suas ações de mobilização e controle social e, na maioria dos casos, que tenham relação direta com o poder público e os poderes.

Como funciona: A entidade cliente passa sua demanda por e-mail. O Farol agenda um encontro presencial (caso seja na base em Florianópolis-SC) ou virtual para tirar dúvidas antes de começar a fazer uma pesquisa prévia. Em até duas semanas, o Farol entrega uma proposta de apuração e alguns dados iniciais sobre o tema que possam indicar a possibilidade da entrega de um produto final de acordo com demanda inicial ou outros caminhos não previstos no primeiro contato. Em uma nova reunião, as duas partes definem valores, prazos de execução do trabalho de acordo com o tamanho dos levantamentos e os limites de cada apuração.

Público alvo: ONGS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), associações e entidades de todas as áreas.

Clientes e experiência

Em parceria com a Papel Social, Lúcio Lambranho, jornalista e idealizador deste serviço e do Farol Reportagem, já realizou pesquisas em cadeias produtivas como as do açúcar e construção civil. Nestes trabalhos, identificamos questões ligadas ao trabalho escravo, violação de direitos humanos, meio ambiente, gênero e condições de trabalho.

Desde fevereiro de 2018, o Farol trabalha em outra frente pelo interesse público com o Observatório Social de Itajaí, unindo técnicas do Jornalismo com o controle social da entidade que fiscaliza, principalmente, os gastos, licitações, contratos e demais temas relacionados com os órgãos públicos no município do litoral norte de Santa Catarina.

Produção do Farol Pesquisas

Papel Social

Pesquisa sobre a cadeia produtiva do Açúcar

Reportagens especial para o Observatório Social de Itajaí

Prefeitura de Itajaí gastou R$ 95 mil com o Carnaval de 2018

Promotoria arquiva inquérito de nepotismo na Prefeitura de Itajaí

Contato para o envio de pedidos e propostas

lambranho2010@gmail.com